Dicas fáceis/divertidas para aprender qualquer idioma

by - abril 10, 2018



Photo by Slava Bowman on Unsplash

Olá leitor! Hoje o assunto será sobre aprender idiomas. A algum tempo venho tentando aprender novas línguas por conta própria e devo dizer que não é muito fácil. Então decidi pensar em como tornar isso menos cansativo e mais divertido.

Neste post separei algumas dicas que estão me ajudando e podem acabar te ajudando ou pelo menos te inspirando a tentar algo. São coisas simples que você pode fazer no seu dia-a-dia, numa hora de folga ou tédio, e não é algo demorado. Parece meio bobo mas pode te ajudar muito, principalmente se for iniciante. Você pode aprender novas palavras, expressões e ir se acostumando com o idioma, sendo ele inglês, japonês, francês ou qualquer outro.
Bom vamos lá as dicas!
Aprendendo com músicas: Um jeito bem legal de se acostumar com outro idioma é através da música.
O foco é encontrar alguma banda ou artista que faça seu estilo e ~claro~ que cante no idioma que você quer aprender.
Muitos sites disponibilizam as letras originais e traduzidas (como o Letras).
Além de entender o significado da música, você pode aprender muitas palavras novas e até como a formação de frases funciona.
Garanto que se o refrão da música for um daqueles grudentos, você não vai esquecer a tradução haha
E além de você aprender o significado das letras, você também pode aprender a pronúncia cantando junto! ~e não tenha vergonha, é pra cantar com vontade, mesmo que pareça um maluco falando em uma língua alienígena,~ com o tempo você vai estar craque e vai conseguir reconhecer muitas palavras e até formar algumas frases.


Assistindo filmes/séries: Todo mundo tem aquele filme/série que já assistiu pelo menos mais de uma vez e sabe quase todas as falas decor, não é? Então que tal assisti-lo em outro idioma?
Você pode começar a assistir seus filmes/séries com legendas e ir se acostumando com o som/pronúncia, tentando lembrar os significados. E depois colocar a legenda no idioma estudado, para começar a entender como as palavras que você ouviu são escritas.
Você também pode treinar alguma das suas falas favoritas em outro idioma, para aprender a pronúncia. Quem sabe você também não encontra seu dom de ator? ahuahuah
E porque também não aproveitar e assistir filmes/séries do país onde o idioma é falado? Além de você conhecer um pouco de sua cultura, você se acostuma com a pronúncia e dialetos originais.


Usando aplicativos: Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a memorizar palavras.
Vou falar alguns específicos que já usei, porém sei que existem muuuuitos outros. E dependendo do idioma que você quer aprender pode ser bem fácil de achar.
Para aprender o básico, e até um pouco mais, recomendo o Duolingo. Ele te incentiva a escrever as palavras e até a pronuncia-las pelo celular. Para quem fala português ele ensina idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto. Porém se você souber inglês a lista aumenta em mais 25 idiomas (inclusive Klingon, os trekkies piram ahuahu)
Outro aplicativo é o Drops, ele funciona basicamente como um jogo. Você gasta exatamente 5 minutos por dia (depois disso você só vai poder fazer de novo no outro dia). Ele é divertido, não é cansativo e você pode aprender várias palavras novas através de imagens. Ele conta com 28 idiomas.
Se você for uma pessoa que gosta de conversar e fazer novos amigos o Speaky é um ótimo app para praticar o novo idioma que está aprendendo através de um chat com vários tipos de pessoas de diferentes países. Você encontra o perfil que achar mais amigável e começa a treinar. Um ponto bacana desse app é que ele conta com uma correção de texto na hora do chat, caso algo esteja errado.



Anotando e praticando: Anote frases, anote palavras, anote tudo! Tenha um caderninho com que possa estar sempre escrevendo tudo que aprender de novo. Mais do que memorizar, é sempre bom por em prática, principalmente no papel.
Tente anotar aquilo com o que você tem dificuldade, as lições mais importantes e algumas frases que gostar.
Antes de dormir você pode dar uma revisada e olhar tudo o que escreveu.
Também é interessante você praticar com outra pessoa, encontre um amigo que também queira aprender e comecem a trocar ideias, conversas. Principalmente na hora da fala, onde um pode ajudar o outro a dizer se a pronúncia está certa.


Agora é só separar um pouquinho do seu tempo e tentar alguma dessas dicas, assim você pode aprender o básico com apenas alguns minutos do seu dia.
Quanto mais você treinar, mais você vai começar a aprender e mais vai querer continuar. E a partir daí você pode começar a fazer tentativas mais avançadas, como assistir vídeos sem legenda ou traduzir textos maiores. O objetivo é sempre tentar melhorar e não desistir.

Espero muito que pelo menos alguma dessas dicas tenha ajudado! 
Fiquem de olho no blog e até a próxima :3

Você posde gostar também:

8 comentários